“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” – Cora Coralina

Existe um mundo de aprendizado no ensinar. Joseph Joubert, um pensador francês nascido em 1754 já tinha expressado esta idéia quando disse que “Ensinar é aprender duas vezes”.

Na nossa visão aqui na Summit, entendemos que há dois ingredientes essenciais para de fato se aprender duas vezes ao ensinar. É preciso amor e responsabilidade.

Amor, porque só quem ama consegue ter generosidade e paciência para ensinar sem humilhar.

Responsabilidade, porque ensinar significa transferir informações corretas. Imaginou se metade dos professores de matemática de agora em diante passassem a ensinar que 2 e 2 são cinco?

O Brasil jamais precisou tanto de transferência de conhecimento. Em todos os âmbitos. Na ciência, na matemática, nas artes. E acima de tudo, na nossa própria língua. Afinal, é a linguagem falada e escrita que nos diferencia dentro do reino animal. É ela que nos permite aprender sobre todas as demais áreas do saber.

O desejo da Summit para 2015 é que todos nós, que aprendemos e ensinamos, tenhamos muito mais generosidade para transferir nosso conhecimento, bem como muito mais humildade, tanto para aprender como para ensinar.

Todos nós, professores da Summit In-Company e da Summit for Teachers estamos fazendo a nossa parte: empenhando-nos para transferir da melhor maneira possível o nosso conhecimento sobre o grande diferencial humano: a linguagem escrita e falada.

Um Natal de Paz e um 2015 de generosas transferências em todas as áreas do saber para todos nós.

Monica Magri , Cíntia Burin e todos os professores da Summit.