Serendipity: a história da Summit for Teachers

Uma celebração de nossa fundação:

Uma homenagem a nossos alunos-professores e ao inspirador da Summit for Teachers

Decidimos que o primeiro post no blog da Summit contaria a a história de como surgiu a Summit for Teachers: “pure serendipity”!! Sabíamos que o post seria um pouco longo, mas é uma história que temos orgulho de contar e se você quiser conhecê-la, “take your time and be our guest”!

O primeiro post no blog da Summit

Quando decidimos manter um blog no site da Summit, Cintia e eu logo fizemos uma lista com o conteúdo que sabemos ser de interesse de nossos alunos – sejam eles os profissionais de empresas ou os de escolas – os professores. Notas curtas, porém de relevância para nossos alunos e leitores bem como textos, de preferência curtos e com nossos pontos de vista baseados em nossa experiência profissional e de vida. Decidimos também que o PRIMEIRO POST seria um pouco mais longo do que serão os demais, para ao mesmo tempo celebrar nossos 25 anos de fundação e contar a historia de nossa escola. Afinal, num mercado em que há tanta concorrência, mantemos desde 1989 uma escola que tem a reputação de organização, seriedade, eficiência nos resultados, equilíbrio, respeito, e o que é essencial para nós duas: bom humor e calor humano.

Os semelhantes se atraem

Bom humor, calor humano, eficiência e organização sempre atraíram para perto de nós o melhor material humano possível, tanto clientes como colaboradores. É com eles que queremos celebrar o lançamento deste blog, contando a historia do nosso grande diferencial: a Summit for Teachers: uma escola de inglês para professores de inglês.

A espinha dorsal da reputação da Summit

A espinha dorsal da reputação que construímos é o trabalho que fazemos desde 1991 com professores de inglês: nossos cursos de metodologia e aprimoramento de inglês aberto a TODOS os professores de inglês do mercado, e é claro, aos colaboradores que trabalham na Summit in-company também: a Summit for Teachers.

Summit for Teachers: serendipidade pura

Serendipidade é a forma como o termo foi traduzido em português. Aqui usarei sempre o termo “serendipity”, já que é uma palavra originalmente cunhada em inglês em 1754 pelo historiador britânico Horace Walpole numa carta a um amigo, em que fazia referência ao conto de fadas persa “Os três príncipes de Serendipo”, no qual os três príncipes faziam descobertas por acaso devido à sua sagacidade. Mais do que um feliz acaso, como o termo costuma ser explicado, gosto de dizer que serendipity é um “acidente com final feliz, graças a uma mente preparada”.

1989: a fundação da Summit, nosso primeiro voto direto e o “nascimento” da Summit for Teachers

Fundamos a Summit em outubro de 1989 quando elegemos pela primeira vez depois do regime militar por voto direto nosso Presidente da Republica. O mesmo que no início de 1990 confiscou o dinheiro dos brasileiros e fez daquele um ano árido para toda economia brasileira. Em 1991, passado o primeiro e difícil ano tínhamos mais alunos em empresas aprendendo inglês na Summit e precisávamos de mais colaboradores. Não achávamos ético chamar colegas das escolas onde Cíntia e eu tínhamos trabalhado e decidimos enviar uma carta a um cadastro de professores de inglês. Nós mesmas nunca tivemos acesso a aquele cadastro, mas as cartas chegaram até eles.

Em vez de um simples “TEACHERS WANTED”, uma longa carta muitíssimo bem redigida

A inexperiência nos fez escrever EM INGLÊS uma longa carta, que de tão bem redigida, mais parecia ter sido escrita para os examinadores de Cambridge. Afinal, se estávamos nos comunicando com pessoas que viriam a ensinar conosco, o rigor e a correção da escrita era essencial!!! Os professores não paravam de nos ligar.  Porém, para nossa total decepção, eles não ligavam interessados em trabalho. Acreditavam que se tratava de um curso de inglês para professores de inglês. (Talvez de writing??!!!) Invariavelmente o que ouvíamos de todos os que ligavam era: “Ah, mas não é um curso para professores?” “O quê? Dar aulas de inglês para executivos em empresas?” “Não, não, ainda preciso aprender mais e me aprimorar muito para dar aula em empresas com confiança!! Crianças e adolescentes, tudo bem, mas executivos em empresas? Nossa, nem pensar!!”

“No ROI”!!!

Num tempo em que a internet no Brasil  estava longe de ser de acesso público, sendo utilizada somente por órgãos do governo e institutos de pesquisa, e em que o correio ainda era tão caro quanto hoje, postar mil cartas foi um senhor investimento para nós. E o pior: um investimento que não tinha trazido o retorno desejado! “No Return On Investment!!!”  Cheguei em casa desolada e desabafei com meu então esposo: “Dinheiro e trabalho jogado no lixo”.

Ele sempre foi um visionário e sua sagacidade o fez enxergar à frente do nosso tempo.

Lembro-me até hoje, com detalhes, de suas palavras: “Monica, vocês acabaram de descobrir um nicho de mercado. A globalização está batendo em nossas portas. Em breve haverá uma escola de inglês em cada esquina e quem não se diferenciar, será engolido. Vocês têm nas mãos uma grande chance de se diferenciar e focar num mercado específico: ensinar inglês para professores de inglês!”

Ousadia e sucesso

Ao contar à Cintia, lembro-me ainda de seu comentário: “Imagina, Monica!

O que nos garante que alguém já não tenha tentado isso antes? Já trilhou o caminho das pedras e viu que não deu certo?”

Consegui convencê-la a tentar, uma vez que não tínhamos outra forma de descobrir se o tal caminho já tinha mesmo sido trilhado. Montamos um curso de metodologia e o divulgamos para o mesmo cadastro de professores. SUCESSO!! Choveram professores de inglês interessados!!

A parceria perfeita: Summit for Teachers e Professores de Inglês

Todos os demais cursos para professores que passamos a oferecer depois daquele primeiro curso de metodologia, sem exceção, foram sempre criados para atender as necessidades e sugestões de nossos alunos/professores: conversação, gramática, pronúncia, writing. Até hoje não temos notícia de nenhuma escola no Brasil que tenha consistentemente há mais de 23 anos oferecido cursos exclusivos para professores de inglês, num ambiente que é exclusivamente de professores, onde todas as dúvidas podem ser esclarecidas sem constrangimento e sem o receio de “dar um fora” na frente do coordenador ou chefe. Um ambiente saudável e acolhedor em que se aprende e se aprimora com seriedade, qualidade, resultado, bom humor e com muito calor humano.

Um grande círculo virtuoso

A Summit for Teachers tornou-se a nossa grande paixão.

A mistura de paixão e eficiência contagia nossos alunos/professores assim como os colaboradores que ensinam na Summit. Inspiramos professores a trabalharem com mais qualidade e com mais paixão. Resgatamos em nossos alunos/professores o orgulho que existe nesta maravilhosa, porém cada vez mais rara vocação: educar. Ao fazê-lo, alimentamos um maravilhoso circulo virtuoso: professores inspirados inspiram seus alunos que aprendem mais e melhor.

Final feliz, graças à ousadia e a uma mente preparada

Pure serendipity! A longa carta com a oferta de emprego não nos trouxe colaboradores, mas nos trouxe um negócio maravilhosamente belo, eficiente e acima de tudo, inspirador. Sinto profundo reconhecimento e gratidão pela visão de meu ex-esposo e orgulho pela coragem que tivemos, Cintia e eu, de ousarmos trilhar o tal caminho das pedras (que pelo visto parece que ninguém tinha mesmo trilhado!) e insistirmos nele mesmo quando durante vários anos tínhamos UM ÚNICO curso para professores de inglês nas manhãs de sexta-feira, numa pequenina casa no Brooklin.

Mais de 10 tipos de cursos

Atualmente são mais de 10 tipos diferentes de cursos e mais de 25 turmas repletas de professores de inglês interessados em melhorar sempre.

Hoje, ao lançarmos o blog da Summit, reconhecemos e agradecemos a todos os professores de inglês que nos procuram para se aprimorarem e que inspiram seus alunos com as idéias, os valores, os princípios e os conteúdos que aprimoram ou aprendem na Summit for Teachers, dando aulas particulares ou nas mais diversas escolas de ensino fundamental e médio e nas escolas de inglês de São Paulo.

Thank you very much!
Monica Magri